Analisando Curitiba
O olhar de um turismólogo paulistano vivendo aqui há 2 anos.
O olhar de um turismólogo paulistano vivendo aqui há 2 anos.
Tentarei explicar, de maneira bem didática um estudo da demanda turística de Curitiba e de algumas curiosidades desta cidade que me adotou como morador e que, por sua vez também adotei como minha cidade.
Embora o último estudo de demanda turística oficial, tenha sido feito no ano de 2012 ao meu ver as informações seguem coerentes, pois a estrutura turística ainda permanece funcional, embora a economia não esteja a mesma de quando conheci a cidade há alguns anos atrás enquanto ainda estava cursando a minha primeira graduação ( turismo )
Os motivos de viagem das pessoas que visitam a nossa cidade são diversos, mas em sua maioria são pessoas que viajam a negócios ou para comparecerem a grandes eventos, seguidos de pessoas em visitas a parentes ou amigos que aqui residem e em terceiro lugar viajantes à tratamento médico. ( geralmente advindos do interior do estado ) sendo que, dentre essas e outras categorias menores não citadas, mais de 90% viaja por conta própria, sem o intermédio de uma agência de viagens para auxiliá-los.
O Paraná tem como principais setores da economia o extrativismo ( agricultura num geral ) seguido do setor de serviços e da indústria. E, quando nosso estado é visitado a cadeia econômica em alguns casos funciona independentemente do restante do país, isso ocorre especialmente no setor de alimentação onde os alimentos são colhidos, beneficiados, cozidos, comercializados e servidos todos em âmbito estatal ao turista que nos visita, o que faz a nossa economia girar independentemente.
Curitiba contempla e opera muito bem diversos tipos de turismo como o técnico, de negócios, científico, cultural, de saúde, de aventura, ecoturismo, entre vários outros.
5% das pessoas que visitam a cidade por algum motivo, são estrangeiros e mais de 19% do total chega à cidade utilizando-se do avião como meio de transporte.
A cidade dispõe de uma infra-estrutura de 32 parques, linha de turismo, um mobiliário urbano interessante com seus tubos do sistema de transporte “ligeirinho”, placas em diferentes idiomas para auxiliar na lida com estrangeiros, transporte público eficaz, opções de alimentação e hospedagem e lazer para praticamente todos os bolsos, amplo trade de agências de viagens e de receptivo, segurança que ainda pode ser considerada acima do nível nacional.
O turista tem acesso a amplo arsenal de souvenirs para se lembrar de sua visita, não somente pelas lojas leve curitiba como pelas feiras de artesanato ( como por exemplo a do largo da ordem com cerca de 1300 artesãos), artes plásticas e de antiguidades.
Dentre os maiores eventos ocorridos por aqui, podemos citar especialmente o festival de teatro da cidade que é o maior da américa Latina, mas existem vários outros congressos e grandes eventos que ocorrem sem o conhecimento do grande público.
As instituições estatais de turismo responsáveis por nossa cidade demonstram grande interesse em desenvolver-se cada vez mais e buscam com frequência a divulgação do destino em feiras e eventos no exterior geralmente gerenciados pela própria Embratur. Também ocorrem oficinas de sensibilização para um melhor atendimento ao turista que nos visita, além de sites/apps com agenda cultural para proporcionar uma experiência de imersão ainda maior para quem nos visita.
A Cidade cosmopolita, muito limpa se comparada à outras capitais do país, e, sem dúvida, um grande modelo de planejamento urbano para todo o país com excelente qualidade de vida, ampla variedade gastronômica, hoteleira, transporte público funcional e satisfatório, turismo estruturado dentro de suas possibilidades, com diversas opções de lazer e cultura, clima frio além de um povo educado e cordial.
Os atrativos turísticos que por definição são fatores que motivam o deslocamento humano, e, que por sua vez podem tangíveis ou intangíveis são marca registrada de Curitiba, que tem inúmeros, sendo que estão em todas as classes, desde patrimônios históricos, monumentos, artesanato e música até folclore e festas religiosas.
Até a próxima postagem pessoal, conto com o feedback de vocês para melhorar cada vez mais.
Marcelo Almeida. 14/09/2016.
Até a próxima postagem pessoal, conto com o feedback de vocês para melhorar cada vez mais.
Marcelo Almeida. 14/09/2016.
Muito bom.
ResponderExcluirMuito obrigado ! É para mim uma honra a sua visita por aqui !
Excluir